quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Salto alto na infância, pode?

Proibir ou liberar o uso do salto alto é um questão que costuma deixar muitos pais preocupados, por isso é sempre bom consultar um ortopedista infantil, somente um especialista para avaliar a criança e dizer se sua estrutura óssea já está preparada para utilizar esse novo acessório.
Mas reunimos aqui algumas dicas e orientações que acredito que irá ajudar muitos pais perdidos por ai...rs
Após a primeira menstruação o salto de até 4cm pode ser usado, preferencialmente somente em ocasiões especiais, aos16 anos o corpo ainda está em fase de crescimento, até essa idade o salto plataforma é o mais indicado, pois não colocam os pés numa postura de elevação no calcanhar e apoio nos dedos, após os 16 se o corpo da menina já estiver desenvolvido e se sua estrutura óssea estiver ok o salto pode ser totalmente liberado (é claro que devemos sempre usar o bom senso na escolha dos calçados)

Vamos conhecer um pouco sobre os malefícios que eles podem causar nas pequenas.
  • Ao usar salto a criança não tem firmeza ao pisar no chão, nessa fase eles ainda estão aprendendo a se equilibrar.
  • O músculo da batata da perna de quem usa salto pode ficar encurtado e gerar dores.
  • Criança pode e deve correr e pular e, com salto, o risco de torcer o pé e se machucar é muito maior.
  • Como o calcanhar fica mais alto, todo o peso do corpo vai parar nos dedos e na parte frontal dos pés, comprimidos, os dedos podem doer e incomodar.
  • Ao usar um calçado com salto, a pessoa tende a projetar o centro de gravidade para a frente. A responsabilidade de manter o corpo estável fica toda sobre a coluna e a região lombar acaba aumentando sua curva. E com o tempo pode começar a gerar desconfortos, dores e mudança na postura.
  • Quanto mais baixo o salto, menos intensa será a agressão ao pé e a coluna.  
  • O salto pode modificar a posição da coluna e causar transtornos nos músculos
  • Podem provocar dores na panturrilha, nos pés, bolhas, joanete, alterações nas unhas e nos dedos 






As brincadeiras infantis com os sapatos das mães não são proibidas. São vistas como saudáveis porque estimulam e atendem à curiosidade das meninas, nesses momentos todas podem usar salto alto...rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário